sexta-feira, 23 de abril de 2010

Discussão das ações para a instituição do Projeto Político Pedagógico


UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR


Pólo de Tocantinópolis

Francisco de Assis Barbosa da Conceição

Ações para a instituição do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Manoel Pereira da Silva.

Problemática: Inexistência do Projeto Político Pedagógico na escola.

Justificativa

Em busca de garantir e assegurar o desenvolvimento intelectual e humano nos educandos, os quais a escola atende, como também, aos servidores que aqui desenvolvem as atividades educacionais. Preocupamo-nos com a estadia de todos aqui e, estamos propondo ações que viabilize boas condições de trabalho e estudo, assegurando-lhes com um ambiente amplo e saudável que tenha condições de receber e manter os alunos e servidores.

Visto que a escola não efetivou o Projeto Político Pedagógico concretamente, este será o desafio a seguir e para tanto, propomos nos a reunir todas as partes interessadas, (gestores, pais, professores, alunos), e discutir-mos coletivamente sobre metas e desenvolver ações para a construção do Projeto Político Pedagógica (PPP) da Escola Municipal Manoel Pereira da Silva.

Considerando que os alunos estão aptos a desenvolver e expandir o conhecimento tanto social quanto científico, propomos construir conjuntamente propostas que estimule o conhecimento objetivando a apropriação do saber necessário para a formação básica do cidadão valorizando a cultura ensinada nos seus lares e na sociedade como um todo, dentro do contexto histórico local, nacional e do mundo, possibilitando a aquisição de competências e habilidades de ensino, de acordo com o ano ou série que está sendo desenvolvido na grade curricular da Rede Municipal de Ensino de Buriti do Tocantins.

Entendemos que cada escola precisa desenvolver seu próprio (PPP), evitando assim, que os profissionais da educação venham agir de acordo com seus próprios princípios ou planos que não considera as especificidades da escola. Ressalta-se, que na escola existe um plano estratégico que rege todas as atividades educacionais e programas da Rede Municipal de Ensino, como: Gestar, Circuito campeão, Se liga, supervisionados pela secretaria Municipal de Educação. Ainda assim, estaremos discutindo com a comunidade ás possibilidades de estar elencando sugestões de ações juntamente com servidores e grupos colegiados existentes na instituição, sobre propostas de construção do Projeto Político Pedagógico, (PPP) da escola, que serão expostas com as devidas metodologias e cronogramas especificados neste documento.

Objetivo Geral:

Construir uma proposta para a criação do projeto Político pedagógico da escola Municipal Manoel Pereira da Silva, estabelecendo ações que venham proporcionar o bem estar e o ensino aprendizagem em todo o ambiente escolar, desde a estrutura física até o relacionamento entre os servidores e o corpo discente valorizando o convívio e, respeitando a individualidade e desenvolvimento dentre as possibilidade de cada um, podendo assim, mediar a aprendizagem no contexto da realidade e vivência dos servidores e educandos.


AÇÕES PERIODO DE REALIZAÇÃO RESPONSÁVEIS POSSÍVEIS PACERIAS

01 Realizar cinco reuniões ou mais, caso seja necessário com a equipe escolar e extra-escolar para comunicar sobre a necessidade da elaboração de propostas para a construção do Projeto Político Pedagógico.


20 de outubro de 2009 Professores, Coordenador pedagógico e comunidade escolar e Gestor


02 Buscar auxílio junto a técnicos da Diretoria Regional de Ensino, DREA, Secretaria Municipal de Educação para subsidiar na construção do Projeto Político pedagógico.

Dezembro de 2009 a janeiro de 2010

Lucivânia - Drea

Diretoria de Ensino

03 Promover a leitura dos Tópicos Especiais – Conselhos Escolares, como também Vasconcelos (2000,2005 e 2006) Padilha, (2007) Veiga (1995 e 2007) e também o Prêmio Nacional de Referência de Gestão Escolar (Indicadores de Qualidade), como forma de fomentar as discussões de deliberar coletivamente sobre os assuntos pertinentes ao documento proposto, sobre o perfil e aprendizagem da escola que queremos para os nossos filhos, e como esta construirá e efetivará o ensino aprendizagem

Fevereiro de 2010

Coordenador pedagógico e professores, Gestor, comunidadee, Conselhos diveros
Maria Zenaide Pereira,
Coordenadora da Pedagógica do colégio Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves

04 Colocar a disposição da comunidade local uma “urna’, para coletar sugestões e também o grau de satisfação em relação a qualidade da aprendizagem oferecida e o que poderá ser melhorado para que seja alcançada uma educação eficiente.
da escola.


Março de 2010

Coordenador pedagógico e professores,


Comunidade local


05 Deliberar com todos os servidores e comunidade local sobre o perfil e aprendizagem da escola que queremos para os alunos, e como esta construirá e efetivará o ensino aprendizagem dos discentes a que atende, através de aplicação questionários e entrevistas.

Abril de 2010

Coordenador pedagógico e


professores, Gestor, Conselhos diveros

Pais e alunos

Referências Bibliográficas:
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO – Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC/SEC, 1997, Vol.1, 2 e 8.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília – DF.

VAZQUEZ, M. Metodologia da pesquisa-ação (14ª Ed.) São Paulo: Editora Cortês, 2005.
Ações:

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